Parceria entre a InsilicAll e o LabMol (UFG – Laboratório de Planejamento de fármacos e Modelagem Molecular) gera artigo aprovado na Artificial Intelligence in the Life Sciences, revista de grande repercussão do meio.

O que é o BeeToxAI

O estudo traz o desenvolvimento do BeeToxAI, um inovador aplicativo web que faz uso de inteligência artificial para avaliar a toxicidade aguda de produtos químicos em abelhas. Uma das principais causas da extinção das abelhas (Apis mellifera) é a toxicidade induzida químicamente.

Entenda: durante seus voos de forrageamento ou enquanto coletam néctar, pólen e água, as abelhas podem ser contaminadas com uma grande variedade de pesticidas. Estes, são transportados até a colmeia, induzindo efeitos letais ou subletais a toda colônia.

Panorama global afetado pela queda da polinização

Sabe quando você vai comprar frutas e verduras no mercado e você se assusta com o preço? Bem, é sobre isso que estamos falando, uma séria ameaça à segurança alimentar e aos serviços do ecossistema planetário. Pesar no bolso é só um dos indicativos dessa problemática, quando explorada ao extremo nos deparamos com questões como fome e racionamento de comida.

Por esse motivo, órgãos científicos e agências governamentais têm empregado protocolos padronizados para testar a toxicidade de pesticidas contra a abelhas. Estudos in vivo que testam a toxicidade aguda das abelhas, podem chegar a custar até US$ 133.300 por produto químico, com budget inicial em US$ 13.400.

Tendo em vista os elevados custos e tempo dos ensaios experimentais, focamos em desenvolver um aplicativo user friendly com acesso aberto, facilitando a interação usuário-plataforma. O aplicativo é o primeiro a utilizar Inteligência Artificial integrada para avaliar os efeitos de toxicidade de produtos químicos em abelhas, cumprindo totalmente com os padrões de qualidade internacionais recomendados pela OCDE.

Dentre as funções que o BeeToxAi exerce, se encontram:

Clique aqui para conhecer o BeeToxAI em sua versão mais recente.

Acreditamos que o BeeToxAI pode ser usado em estratégias de testes integrativos e como uma alternativa aos testes em animais para prever a toxicidade de produtos químicos em abelhas.
Me motiva trabalhar em projetos inovadores utilizando metodologias alternativas ao uso de animais, muitas delas realizadas em parceria entre InsilicAll e o LabMol, representando pelo Dr. Bruno Junior Neves, para desenvolvimento de novas ferramentas robustas e preditivas para toxicologia in silico, um dos poucos grupos especializados no Brasil neste tema com expertise comprovada pelos inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

A biologia computacional e a toxicologia in silico vem otimizando diversas áreas da ciências nos últimos anos, principalmente quando aliada à Inteligência Artificial. Estudos extensos fizeram com que ela esteja cada vez mais precisa e aceita por órgãos regulamentadores mundiais, clique aqui e saiba mais informações sobre o universo in silico.

100% em prol da segurança animal, o projeto tem inerente às suas diretrizes, boas práticas “Cruelty Free”. Vivendo em uma época onde é grande a preocupação com o meio ambiente e adotar medidas cada vez mais sustentáveis, a inteligência artificial aliada a big data não reduz apenas o tempo e esforço da jornada científica, reduz também os testes em animais.

Deixe suas dúvidas e comentários abaixo, compartilhe com a gente sua opinião.

Sobre a InsilicAll

Somos a primeira empresa LATAM que empodera a indústria farmacêutica em seus desafios de drug discovery e em toxicologia regulatória aplicando IA e automação biológica. Com nosso modelo SaaS aumentamos a taxa de sucesso de nossos clientes levando medicamentos inovadores para os pacientes de forma mais rápida e garantindo a segurança toxicológica de sua produção. Nossa missão de entregar a melhor tecnologia com o menor impacto (ESG) nos permite garantir para nossos clientes a otimização de tempo, custos e experimentação animal em seus processos.

Trabalhamos para aumentar a taxa de sucesso em levar medicamentos inovadores para as necessidades dos pacientes, diminuindo o cronograma, os custos e o tempo para que um novo produto chegue à sociedade. Para isso, nossa empresa integra IA, computação e automação biológica para acelerar o design de novas moléculas e proteínas terapêuticas.