Resolvendo novos problemas e estabelecendo um novo marco na programação competitiva com o uso de IA

As competições de programação exigem pensamento crítico e criação de soluções para problemas, ambos aspectos da inteligência humana que são difíceis de serem imitados por modelos de machine learning, fazendo com que os avanços na resolução de problemas em IA permaneçam limitados.

A DeepMind, empresa britânica com foco em pesquisas e desenvolvimento de IA, criou um sistema chamado AlphaCode, que escreve programas de computador em nível competitivo.
O sistema usa modelos de linguagem baseados em
transformers para gerar códigos e, em seguida, filtra de maneira inteligente um pequeno conjunto de programas promissores. 

O AlphaCode foi avaliado por meio de competições hospedadas na plataforma Codeforces e, nas avaliações mais recentes, conseguiu se igualar a um programador mediano, alcançando uma classificação estimada entre os 54% melhores participantes em competições de programação. Pela primeira vez, um sistema de geração de código baseado em IA atingiu um nível competitivo de desempenho, resolvendo problemas que exigem pensamento crítico, lógica, algoritmos, codificação e compreensão de linguagem natural.

A empresa britânica avaliou o sistema simulando sua participação em 10 competições, nas quais teve que desenvolver soluções inovadoras, sem duplicar soluções vistas antes ou experimentar todos os algoritmos potencialmente relacionados. Para isso, a DeepMind criou uma quantidade de programas C++ e Python para cada problema proposto. As soluções foram filtradas, agrupadas e reclassificadas em um pequeno conjunto de 10 programas candidatos que, posteriormente, foram enviados para avaliação externa. Os resultados, embora longe de ganhar competições, representam um salto substancial nas capacidades de resolução de problemas de IAs.

Segundo Mike Mirzayanov, fundador da Codeforces, os resultados do AlphaCode superam expectativas. A DeepMind, com o intuito de ajudar outras pessoas, lançou um conjunto de dados de problemas e soluções de programação competitiva no GitHub, incluindo testes extensivos para garantir que os programas aprovados estejam corretos. A empresa espera que este benchmark leve a mais inovações na resolução de problemas e geração de código.

Segundo a empresa britânica, “a exploração de geração de código deixa muito espaço para melhorias e sugere ideias ainda mais empolgantes que podem ajudar os programadores a melhorar sua produtividade e abrir o campo para pessoas que atualmente não escrevem código”.

Não deixe de ler sobre o AlphaFold, outro sistema de inteligência artificial da DeepMind, que solucionou um dos maiores desafios da ciência.

Matéria original por The AlphaCode team. Acesse na íntegra: Competitive programming with AlphaCode.

AlphaCode: IA na programação competitiva